Identidade, Capacidade e Merecimento. Você revestido do seu próprio “EU”

Identidade, Capacidade e Merecimento

Você revestido do seu próprio “EU”

 

São as nossas crenças ou tudo aquilo que acreditamos sobre nós, que guiam nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos, sejam eles conscientes ou inconscientes, negativos ou positivos. Tudo, exatamente tudo, está ligado à autoestima.

            Vamos imaginar uma pirâmide.  Na base colocamos as crenças sobre o SER, o que representa a IDENTIDADE. No meio da pirâmide vamos colocar as crenças do FAZER, que se relaciona com a CAPACIDADE de realizar, construir e conseguir. E no topo da pirâmide teremos todas as crenças do TER, as quais estão ligadas ao MERECIMENTO de realização e direito de obter algo.   Essa pirâmide representa a ordem primária da formação do homem, seus valores e princípios, os quais geram caráter e dignidade. Imagine a pirâmide e agora reflita sobre qual lugar você ocupa e responda: O que será que te impede ou atrapalha na hora de se destacar profissionalmente?

            A crença de identidade como vimos anteriormente está ligada ao Ser, e quando verbalizada encontra uma estrutura cômoda no “EU SOU”… depressivo, desempregado, ruim, desajeitado, sem sorte, infeliz, dentre outros adjetivos. A estrutura lingüística e de pensamento deveria dar lugar a palavras precedidas de, “EU ESTOU”, que pudessem caracterizar apenas uma fase da vida.

            O uso da palavra “SOU”, seguido de palavras negativas, reforçam a crença interior ligada à personalidade e/ou identidade, ao que para o inconsciente passa a ser uma realidade, independente de ser nociva. Quando usamos “ESTOU”, a crença é de comportamento o que a torna mais fácil de mudar. Pois, todo comportamento pode ser mudado. Como você tem comunicado consigo próprio, com sua família, com seus amigos, na sua empresa?

            Respire, tome consciência e reflita:

– Crença do SER – Identidade (que se refere a quem você é) – Valores baseados no SER (ser o melhor que puder) – Ordem das pessoas de sucesso.

– Crença do FAZER – Capacidade (que se refere ao fazer, se é capaz ou não) – Valores baseados no FAZER (não o torna feliz só por fazer, mas por fazer o melhor que pode).

– Crença do TER – Merecimento (que se refere ao merecer ou não) – Valores baseados no TER (levam pessoas a serem infelizes) – TER deve ser a conseqüência do SER e do FAZER.

            Convido você a SER o MELHOR na sua entrevista de emprego, SER bom profissional, desenvolver e crescer. Pois, a maioria das pessoas está focada apenas no TER e por isso passam parte de suas vidas sendo infelizes, dizendo “EU QUERO TER”… Bom emprego, bom salário, boa casa, boa vida…  mas, não se esforçam para SER o MELHOR, FAZER o MELHOR, nem VIVER o MELHOR por CAPACIDADE e MERECIMENTO.

            Outros tantos fazem o mínimo ou quase nada, pensando somente em manter o emprego. Nas chamadas crises são os primeiros a serem cortados e depois vivem a dificuldade de serem recolocados no mercado de trabalho.

            Agora faça um mergulho no seu intimo e responda: Em qual ordem da pirâmide você se encontra?

Existem pessoas que dizem eu mereço, eu sou capaz, mas no seu Íntimo não acreditam no que dizem.  Mesmo que estas pessoas estejam totalmente preparadas, se no seu íntimo não se sentem merecedoras nem capazes, o seu pensamento GERA sentimento, GERA comportamento, que culminará na crença inicial de INCAPACIDADE, resultando na não realização dos seus desejos. Você já parou para pensar sobre como está a sua autoestima?

 “Tudo que eu não tenho é porque não sei, porque se eu soubesse já teria”. (Paulo Vieira)

Vem comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *