TIME x BANDO

Suas emoções e comportamentos ditam a sua jogada, e o lugar que você ocupa!

 

            Essa abordagem trata da relação organizacional e as peculiaridades que caracterizam o comportamento dos seus membros. Estamos tão habituados a nos relacionar com os demais, que não nos damos conta de sua importância e ou ate mesmo de sua influencia em nossos comportamentos e, sobretudo em nossas decisões.

            Existem alguns padrões comportamentais que definem os resultados de uma organização, e estes requer sensibilidade do líder e gestão democrática para assim superar as tensões e saber lidar com as mais diferentes percepções. As estatísticas mostram que existe grande rotatividade de funcionários nas empresas e o feito ocorre por falta de comprometimento do individuo com as relações de trabalho, e por causa das atuais mudanças de valores e crenças.

            Diante desses paradigmas as organizações enfrentam alguns desafios a começar por compreender como está estruturada a sua cultura organizacional. Quem são, e como estão formados os seus liderados. Os padrões comportamentais que compõem a estrutura organizacional, se diferenciam por suas características e cada um agrega a empresa valores e resultados diferentes. São ele:

  1. Bando: constitui-se de pessoas que se aproveita da oportunidade do emprego para roubar a empresa, satisfazendo apenas suas próprias necessidades. Eles roubam tempo, se distraem, subtraem com fofoca, furtando objetos de pequeno valor, tempo ao telefone, redes sociais, dentre tantas outras. (prejuízo)
  2. Grupo: constitui-se de pessoas que embora estejam juntas, cada uma faz a sua tarefa. Não se preocupam com os resultados e não tem compromisso com o fazer, nem com a organização. Não tem interesse por conhecer o que faz, e muito menos pensa em qualidade. Tem sonhos diferentes e não constroem coletivamente.
  3. Equipe: constitui-se de pessoas comprometidas com as tarefas, preocupam-se em realizar de forma bem feita, mas nem sempre se preocupam com a tarefa no sentido de saber sua importância, de conhecer sobre o que esta fazendo, e por essa razão não sabe o significado daquilo que faz. Elas tem sonhos em comum e conseguem realizar.
  4. Time: constitui-se de pessoas focadas nas tarefas e no resultado delas. Conhecem, pesquisam, se aprofundam sobre tudo aquilo que fazem, comunicam bem, investem energia, empreendem desejo e jogam para o seu desenvolvimento com foco no resultados. Sonham para o mundo e se comportam como cidadãos do mundo.

Diante deste contexto, como você tem se comportado? Pois, pessoas que pertencem ao bando e ao grupo não sabem onde querem chegar, causam danos a si mesmas, as empresas onde trabalham e a sociedade em geral. Pessoas que pertencem a equipes fazem a diferença, se melhoram e melhora o mundo. Já aquelas que pertencem a um “TIME”, jogam para si, para os outros, e para o mundo. São as chamadas pessoas totalmente “fora da curva”.

Como estão suas emoções? Onde você está agora? Em qual padrão você se encaixa?

Convido você a ser o melhor que puder, fazer a sua jogada e vir para o “time”…

 

Compartilhe isso: